Notícias de saúde

5,3 Milhões de Pessoas Pegaram o Vírus HIV Este Ano, Diz OMS

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Cerca de 5,3 milhões de pessoas em todo o mundo se infectaram com o vírus da Aids este ano, mas, pela primeira vez, o número de novas infecções na África subsaariana parece ter se estabilizado, afirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS) na sexta-feira.

No entanto, a taxa de morbidade (relação do número de doentes com a população total) e a mortalidade na África subsaariana aumentaram em 2000, contrabalançando a boa notícia das taxas de infecção, disse a OMS.

A região, de cerca de 40 países, continua sendo a mais atingida pela pandemia, abrigando cerca de 3,8 milhões, ou 72 por cento, dos novos casos durante o ano passado, afirmou a OMS em sua publicação Weekly Epidemiological Record.

Em todo o mundo, o número de adultos e crianças vivendo com o HIV deve atingir 36,1 milhões de pessoas no final deste ano, com quase a mesma porcentagem de homens e mulheres.

A América Latina, liderada pelo Brasil, tem 1,4 milhão de pessoas vivendo com o HIV, segundo a organização.

"O HIV continua a se espalhar em todas as regiões do mundo", afirmou a OMS.

"Estima-se que, durante 2000, 5,3 milhões de pessoas (incluindo 600 mil crianças com menos de 15 anos) se infectaram", disse a organização.

De acordo com a OMS, ao final do ano, cerca de 21,8 milhões de adultos e crianças terão morrido de Aids em todo o mundo desde o surgimento da doença, há duas décadas.

A OMS e o Unaids (programa de Aids das Nações Unidas) devem publicar seu relatório anual completo de Aids na próxima terça-feira.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários