Notícias de saúde

Produtos para alisar cabelo podem aumentar risco de câncer

17 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Mulheres que usam produtos químicos de alisamento de cabelo correm maior risco de câncer uterino em comparação com as mulheres que não usam esses produtos, diz um novo estudo do U.S. National Institutes of Health, nos Estados Unidos.

Associações semelhantes não foram encontradas em outros produtos capilares, como tinturas e descolorantes.

O estudo incluiu dados de 33.497 mulheres americanas, com idades entre 35 e 74 anos, participantes do Sister Study, que busca identificar fatores de risco para câncer de mama e outras condições de saúde.

Ao longo de quase 11 anos de acompanhamento, 378 casos de câncer uterino foram diagnosticados. As mulheres que relataram o uso frequente de produtos de alisamento, que foi definido como mais de quatro vezes no ano anterior, tiveram duas vezes mais chances de desenvolver câncer uterino em comparação com indivíduos que não usaram os produtos.

De acordo com o estudo, cerca de 60% dos participantes que relataram fazer alisamentos no ano anterior eram mulheres autoidentificadas como negras. Contudo, não foram encontradas diferenças por raça entre uso de alisamento químico e incidência de câncer uterino. Em vez disso, eles explicaram que os efeitos adversos à saúde podem ser maiores para as mulheres negras porque elas tendem a usar os produtos com mais frequência e começam a usá-los em idades mais precoces do que outras raças e etnias.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute. DOI: 10.1093/jnci/djac165.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários