Notícias de saúde

Como o cérebro vê a dor pode aumentar risco de vício em opioides

12 de agosto de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que o processamento anormal da dor no cérebro e na medula espinhal pode ser um mecanismo que liga o vício em opioides e a dor crônica. Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio e da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos, estão analisando um mecanismo potencial chamado “sensibilização central” - descrito como processamento anormal da dor no cérebro e medula espinhal.

Para o estudo, os pesquisadores administraram os American College of Rheumatology 2011 Fibromyalgia Survey Criteria por meio de pesquisa eletrônica para medir os níveis de sensibilização central em 141 pacientes no centro de tratamento de dependência do Ohio State Wexner Medical Center em Columbus, Ohio. Os participantes também responderam perguntas sobre interferência da dor, qualidade de vida, crenças de dor e suas expectativas para o tratamento da dor e da dependência.

Os pesquisadores mediram a qualidade de vida em oito categorias: saúde geral, funcionamento físico, saúde mental, funcionamento social, vitalidade, dor corporal, limitações de papel devido à saúde física e limitações de papel devido a problemas emocionais. Eles descobriram que ter maior sensibilização central estava associado a pior qualidade de vida - "e dor interferindo mais em suas vidas diárias" - entre pacientes viciados em opioides. Além disso, os pacientes com níveis mais elevados de sensibilização central eram mais propensos a relatar a dor como a principal razão para o início de sua dependência química em opioides para adiar o tratamento.

Agora, os pesquisadores planejam estudar se os tratamentos existentes para sensibilização central - incluindo antidepressivos e certos tipos de aconselhamento e fisioterapia - podem beneficiar pacientes com dor crônica e abuso de opioides.

Fonte: PAIN Reports. DOI: 10.1097/PR9.0000000000001016.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários