Notícias de saúde

Como é a mortalidade infantil em países de baixa e média renda?

06 de junho de 2022 (Bibliomed). A cobertura de intervenções essenciais de saúde e nutrição infantil em países de baixa e média renda continua aquém do ideal. Exposições adversas, como desnutrição e infecções, são particularmente prejudiciais durante os 1000 dias desde a concepção até os 2 anos de idade. Qual seria a proporção de mortes entre crianças menores de 5 anos ocorre antes dos 2 anos de idade em países de baixa e média renda?

Um novo estudo investigou se as mortes em crianças menores de 5 anos – que também refletem exposições adversas enfrentadas por crianças de forma mais ampla – estão concentradas nos primeiros 2 anos após o nascimento.

Neste estudo transversal com 2.827.515 crianças menores de 5 anos de 77 países, a grande maioria (81,5%) das mortes ocorreu antes dos 2 anos de idade em todos os países, entre meninos e meninas, e nos domicílios com padrões de vida mais altos e naqueles com padrões de vida mais baixos.

Esses achados sugerem que a cobertura de intervenções potencialmente salvadoras de vidas deve ser assegurada para crianças menores de 2 anos de idade em países de baixa e média renda.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.12692.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários