Notícias de saúde

Hipertensão pode causar danos cerebrais

19 de abril de 2022 (Bibliomed). A pressão arterial (PA) elevada na meia-idade é um importante fator de risco associado à estrutura e função do cérebro. Pouco se sabe sobre as trajetórias da PA que modulam esse risco.

Um estudo publicado no JAMA Network Open procurou identificar padrões de trajetória da PA desde a idade adulta jovem até a meia-idade que estão associados à estrutura cerebral na meia-idade. A pergunta a ser respondida foi: as trajetórias da pressão arterial no início da idade adulta estão associadas à estrutura e integridade do cérebro na meia-idade?

Neste estudo de um grupo de 853 adultos de 18 a 30 anos que foram acompanhados por 30 anos, trajetórias com um nível mais alto ou um aumento gradual da pressão arterial média durante o início da idade adulta foram associadas à redução da saúde cerebral na meia-idade, após o ajuste para fatores sociodemográficos e de risco cardiovascular.

Esses resultados sugerem que, a partir do início da idade adulta, o padrão longitudinal nos níveis de pressão arterial pode ser um indicador de risco aumentado para problemas futuros de saúde cerebral; a prevenção do aumento da pressão arterial já na idade adulta jovem pode, assim, ser justificada.

Fonte: JAMA Netw Open. 2022;5(3):e221175.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários