Notícias de saúde

Velocidade da mente permanece alta até os 60 anos de idade

08 de abril de 2022 (Bibliomed). As velocidades de resposta em tarefas simples de tomada de decisão começam a declinar no início e no meio da idade adulta. No entanto, os tempos de resposta não são medidas puras de velocidade mental, mas representam a soma de vários processos.

Em um novo estudo, pesquisadores aplicaram um modelo de difusão bayesiana para extrair componentes cognitivos interpretáveis de dados brutos de tempo de resposta. O modelo foi aplicado a dados transversais de 1,2 milhão de participantes para examinar as diferenças de idade nos parâmetros cognitivos.

 Os resultados indicam que a desaceleração do tempo de resposta começa a partir dos 20 anos, mas essa desaceleração foi atribuída a aumentos na cautela de decisão e a processos não decisórios mais lentos, e não a diferenças na velocidade mental. A desaceleração da velocidade mental foi observada somente após aproximadamente os 60 anos. Essa pesquisa, portanto, desafia as crenças difundidas sobre a relação entre idade e velocidade mental.

Fonte: Nature Human Behaviour. DOI: 10.1038/s41562-021-01282-7.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários