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Crianças irritadas podem desenvolver problemas psicológicos na adolescência

11 de novembro de 2021 (Bibliomed). A irritabilidade pré-escolar é identificada como sendo clinicamente significativa e com utilidade preditiva para a identificação de transtornos psiquiátricos e comprometimento funcional avaliados na adolescência. Um recente estudo examinou associações longitudinais de irritabilidade pré-escolar com transtornos psiquiátricos e prejuízo funcional avaliado na adolescência em uma grande amostra da comunidade.

A avaliação de um total de 453 crianças foi feita aos três anos e novamente aos 12 e/ou 15 anos.

A análise revelou valor preditivo de irritabilidade aos três anos de idade para transtornos internalizantes e externalizantes na adolescência, ansiedade relatada pelos pais e sintomas depressivos e maior comprometimento funcional, incluindo pior funcionamento dos pares e saúde física, e uso de antidepressivos e serviços educacionais; isso foi observado mesmo após o controle de transtornos psiquiátricos de base.

Ajustes adicionais para marcadores de risco de vida precoce bem estabelecidos para psicopatologia não afetaram nenhuma das associações longitudinais. Os resultados ressaltam o significado clínico e o poder preditivo da irritabilidade pré-escolar e fornecem suporte para seu uso em esforços de identificação e intervenção em larga escala.

Fonte: Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. DOI: 10.1016/j.jaac.2021.08.016.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

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