Notícias de saúde

Pacientes com câncer que fazem uso de técnicas de medicina complementar tendem a recusar terapias convencionais

20 de agosto de 2018 (Bibliomed). Pacientes com câncer que recebem medicina complementar (MC) são mais propensos a recusar o tratamento convencional do câncer (TCC), de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Oncology.

Pesquisadores americanos conduziram estudo observacional retrospectivo usando dados do Banco de Dados Nacional de Câncer em 1.901.815 pacientes diagnosticados com câncer não metastático da mama, próstata, pulmão e colorretal. A sobrevida global foi comparada entre os pacientes que receberam TCC com ou sem MC (258 e 1.901.557, respectivamente).

Após a correspondência, 258 pacientes no grupo CM e 1.032 no grupo controle foram incluídos nas análises. Os investigadores descobriram que os doentes que escolheram a MC não tiveram um retardo mais longo para iniciação do TCC, mas que têm taxas significativamente mais elevadas de recusa da cirurgia (7,0% versus 0,1%), quimioterapia (34,1% versus 3,2%), a radioterapia (53,0% versus 2,3%) e terapia hormonal (33,7% versus 2,8%). Em comparação com nenhuma MC, a utilização de MC foi correlacionada com uma pior sobrevida global em cinco anos (82,2% versus 86,6%) e foi ligado a elevado risco independente da mortalidade (taxa de risco, 2,08), em um modelo multivariado.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que a mortalidade associada à MC foi mediada pela recusa do TCC.

Fonte: JAMA Oncology.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários