Notícias de saúde

Exame não invasivo de RNA pode ser usado para predizer idade gestacional

16 de julho de 2018 (Bibliomed). Exames não invasivos podem prever a idade gestacional e podem identificar mulheres em risco de parto prematuro usando o RNA livre obtido de células, de acordo com um estudo publicado na revista Science.

Pesquisadores da California examinaram o uso da medição de transcrição do RNA livre de células no sangue materno para predizer a idade gestacional.

Os pesquisadores descobriram que os transcritos de RNA livres de células previram a idade gestacional com precisão comparável à ultrassonografia em um estudo piloto com 31 gestantes saudáveis, a um custo consideravelmente menor. Em um estudo relacionado envolvendo 38 mulheres com risco elevado de parto prematuro (23 a termo, 15 prematuros), sete transcritos de RNA livre de células classificaram com precisão mulheres que tiveram parto prematuro até dois meses antes do parto.

Esses testes são promissores para o pré-natal, tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento, embora precisem ser validados em ensaios clínicos maiores e cegos, segundo os autores.

Fonte: Science. Vol. 360. Issue 6393. Pp. 1133-1136.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários