Notícias de saúde

Diários publicados na Internet são úteis para avaliar o comportamento sexual de risco

29 de agosto de 2014 (Bibliomed). Um número crescente de estudos tem utilizado o método do diário online para pesquisa, uma vez que ele fornece dados quantitativos do evento. Além disso, o diário é uma ferramenta atraente para pesquisa de comportamento sexual, apesar de pouco se saber sobre sua real utilização, questões metodológicas e práticas associadas a esta tecnologia.

Assim, foi realizada  recentemente uma revisão sistemática, publicada na revista Sexually Transmited Infections,  sobre o uso de diários baseados na web em estudos de comportamento sexual de risco.

Foram identificados vinte e três artigos que representam 15 estudos. A maioria dos diários foi coletada diariamente durante um mês através de sites, sendo a conclusão geralmente elevada (> 80%). Estudos comparando diário com os dados dos inquéritos retrospectivos demonstraram evidência de excesso de informação em ferramentas retrospectivas, exceto para os comportamentos menos frequentes. A maioria dos estudos que avaliaram o uso do diário demonstrou alguma mudança no comportamento associado com monitorização frequente.

Concluindo, os diários baseados na Web são um meio eficaz de estudar o comportamento sexual de risco. Entretanto, uma notificação mais uniforme e mais pesquisas sobre o grau de respostas são necessários.

Fonte: Sex Transm Infect 2014;90:374-381.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários