Notícias de saúde

Podemos viver sem alguns órgãos?

18 de março de 2013 (Bibliomed). Pode parecer estranho, mas os seres humanos podem sobreviver sem alguns órgãos. O novo Papa Francisco I, por exemplo, teve parte de um pulmão removido quando era adolescente para tratar uma infecção e têm atualmente 76 anos de idade. Porém, mesmo se todo o seu pulmão fosse removido, o pulmão remanescente teria se inflado para ocupar parte do espaço livre, permitindo que o Papa pudesse continuar a viver como uma pessoa saudável.

Veja abaixo outros casos de órgãos que podem ser retirados e permitirem que o corpo continue funcionando.

Rim: após a retirada de um rim é possível seguir vivendo com poucos problemas de saúde ou até mesmo nenhum, tendo uma expectativa de vida normal.

Baço: a função do baço é filtrar o sangue e ajudar no combate à infecções. Caso ele seja removido, a pessoa segue vivendo normalmente, tendo como desvantagem apenas uma maior probabilidade de desenvolver infecções.

Órgãos reprodutivos: mulheres podem remover seus úteros e homens podem remover seus testículos sem que isso cause problemas de saúde.

Estômago: quando o estômago é removido o intestino delgado é conectado ao esôfago. O procedimento permite que quase todos os alimentos possam ser ingeridos, porém a pessoa pode precisar comer refeições menores e tomar suplementos de dieta caso ocorram problemas para a absorção de nutrientes.

Fonte: Live Science, 14 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários