Notícias de saúde

Mulheres são mais propensas a morrer por causa do cigarro

25 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Atualmente, as mulheres fumantes têm mais risco de morrer do que na década de 1960. A conclusão é de pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, que mostra que as taxas de mortalidade entre as mulheres alcançaram o mesmo patamar dos homens.

Uma possível explicação para esse aumento da mortalidade é que as mulheres estão começando a fumar mais cedo, além de fumarem mais cigarros por dia, o que é atribuído a um risco significativamente maior de câncer de pulmão. O estudo analisou dados de mais de dois milhões de mulheres nos Estados Unidos.

A primeira geração de mulheres fumantes, ou seja, aquelas que assumiram publicamente o hábito de fumar, data da década de 1950 e 1960. Através de registros médicos da época, os pesquisadores descobriram que essas mulheres tinham quase três vezes mais risco de morrer de câncer de pulmão do que as pessoas que nunca haviam fumado.

Comparando esses dados com outros referentes ao período compreendido entre 2000 e 2010, os pesquisadores descobriram que as mulheres tinham quase 25 vezes mais chances de morrer por câncer de pulmão do que as não-fumantes.

Fonte: BBC, 23 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários