Notícias de saúde

Brasil: Governo Distribui Camisinhas para Caminhoneiros nas Estradas do País

São Paulo, 10 de Janeiro de 2001(eHLA). Começou hoje a segunda etapa da Campanha de Prevenção à Aids direcionada a caminhoneiros. Entidades parceiras do Ministério da Saúde vão distribuir nas principais rodovias do país folhetos educativos, mais de 190 mil preservativos em Postos de Atendimento ao Trabalhador em Transporte nas Estradas, além de promover palestras. O programa terá início na cidade de Santos, litoral de São Paulo, e acontecerá também em outros 19 pontos do país. Serão instalados postos itinerantes, que devem distribuir folhetos, camisinhas e materiais informativos.

Segundo a Agência Brasil, os pontos de abordagem são administrados pela Confederação Nacional dos Transportes por meio dos programas SEST/SENAT (Serviço Social em Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes). Os locais escolhidos são locais de confluência de caminhoneiros, de onde eles partem para diferentes pontos do país.

A campanha é resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde, ONGs, secretarias estaduais e municipais da saúde e CNT (Confederação Nacional do Transporte). O Governo decidiu direcionar uma ação específica para os caminhoneiros por considerar que se trata de uma categoria particularmente vulnerável à doença, tanto pela falta de informação como pelas condições do trabalho.

Pesquisa feita no Porto de Santos em 1998 mostrou que menos de 50% dos caminhoneiros disseram que usam preservativos nas relações sexuais e 1,3% tinham o vírus da AIDS. Outros 8,3% tinham sífilis.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários