Notícias de saúde

Rótulo de Alimentos Deverá Conter Valor Nutricional

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Saúde, José Serra, assinou na quarta-feira uma portaria determinando que todos os alimentos embalados apresentem rótulo contendo uma tabela com informações detalhadas sobre os componentes nutricionais do produto por gramas e porções individuais.

A exigência será publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor daqui a seis meses.

Com a nova exigência, os alimentos embalados terão que indicar, entre outras informações, as calorias, gorduras, além dos índices de colesterol carboidratos, fibras, cálcio, ferro, sódio e proteínas.

"O Ministério da Saúde está dando uma contribuição no sentido de resolver os problemas nutricionais do brasileiro", disse Serra.

"A obesidade vem se manifestando nas categorias mais pobres e está diretamente ligada à falta de informação, o que vamos corrigir com essa regulamentação", acrescentou o ministro.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1997, indica que 38 por cento da população do país é obesa ou está acima do peso.

De acordo com Serra, o ministério vai promover uma campanha de reeducação alimentar para prevenir a obesidade. A campanha dará ênfase à necessidade das pessoas se informarem sobre os componentes dos alimentos que consomem.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários