Você já se pegou pensando em quantas horas de sono seu organismo precisa para funcionar corretamente? Se você tem mais de 40 anos, a ciência tem uma resposta: 7 horas.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, analisou dados sobre padrões de sono, saúde mental e bem-estar de quase 500.000 adultos britânicos, com idades entre 38 e 73 anos, que completaram uma série de testes de raciocínio. Além disso, eles puderam analisar imagens do cérebro e dados genéticos de quase 40.000 participantes.
Os resultados mostraram que 7 horas de sono por noite foram ideais para o desempenho cognitivo (“pensamento”) e saúde mental. Os participantes que dormiram muito menos ou muito mais tiraram piores resultados em testes que medem a velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas. Eles também eram mais propensos a ter sintomas de ansiedade e depressão e pior bem-estar mental geral.
O estudo também encontrou uma ligação entre a quantidade de sono e as diferenças na estrutura das regiões do cérebro envolvidas no processamento cognitivo e na memória, com maiores mudanças associadas a menos ou mais de sete horas de sono por noite.
Segundo os autores, esses resultados sugerem que dormir muito menos horas ou muito mais horas além das 7 ideais pode ser um fator de risco para o declínio mental à medida que as pessoas envelhecem.
Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-022-00210-2.