Sete horas de sono são ideais depois dos 40

Comment

Sono

Você já se pegou pensando em quantas horas de sono seu organismo precisa para funcionar corretamente? Se você tem mais de 40 anos, a ciência tem uma resposta: 7 horas.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, analisou dados sobre padrões de sono, saúde mental e bem-estar de quase 500.000 adultos britânicos, com idades entre 38 e 73 anos, que completaram uma série de testes de raciocínio. Além disso, eles puderam analisar imagens do cérebro e dados genéticos de quase 40.000 participantes.

Os resultados mostraram que 7 horas de sono por noite foram ideais para o desempenho cognitivo (“pensamento”) e saúde mental. Os participantes que dormiram muito menos ou muito mais tiraram piores resultados em testes que medem a velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas. Eles também eram mais propensos a ter sintomas de ansiedade e depressão e pior bem-estar mental geral.

O estudo também encontrou uma ligação entre a quantidade de sono e as diferenças na estrutura das regiões do cérebro envolvidas no processamento cognitivo e na memória, com maiores mudanças associadas a menos ou mais de sete horas de sono por noite.

Segundo os autores, esses resultados sugerem que dormir muito menos horas ou muito mais horas além das 7 ideais pode ser um fator de risco para o declínio mental à medida que as pessoas envelhecem.

Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-022-00210-2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *