Juntar as finanças aumenta satisfação do casal

Comment

Bem estar

Quando os casais decidem compartilhar suas vidas, eles se deparam simultaneamente com a decisão de como (ou se) juntar suas finanças. Mas, será que a maneira como os casais guardam seu dinheiro afeta a felicidade em seu relacionamento? Um estudo da New Cornell University, nos Estados Unidos, diz que sim.

Com base na Teoria da Interdependência, os pesquisadores revisaram seis estudos que envolveram 38.534 pessoas, e concluíram que os casais que juntavam suas finanças apresentavam maior satisfação no relacionamento, em comparação com casais que mantinham todo ou parte do seu dinheiro separado.

Embora juntar contas bancárias possa beneficiar todos os casais, o efeito é particularmente forte entre casais com recursos financeiros escassos, ou seja, aqueles com baixa renda familiar ou que relatam sentir-se em dificuldades financeiras.

Segundo os autores, pesquisas nessa área poderiam ajudar os casais a decidir como organizar suas finanças para maximizar a qualidade do relacionamento e, finalmente, melhorar seu bem-estar.

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology. DOI: 10.1037/pspi0000388.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *