Estudo confirma: algumas pessoas envelhecem mais devagar

Comment

Beleza

Já reparou que algumas pessoas aprecem ser mais novas ou mais velhas do que realmente são? Pois um novo estudo da Duke University, nos Estados unidos, mostrou que a velocidade de envelhecimento realmente varia entre as pessoas.

Os pesquisadores descobriram que na idade de 45 anos, as pessoas com um ritmo mais rápido de "envelhecimento biológico" eram mais propensas a sentir, funcionar e parecer muito mais velhas do que realmente eram. E aquela relativa corrida em direção à velhice começou aos 20 anos.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de mais de 1.000 neozelandeses que foram acompanhados desde o nascimento, na década de 1970, até os 45 anos. O ritmo de seu envelhecimento biológico foi monitorado a partir dos 26 anos, com base em medidas como gordura corporal, condicionamento cardíaco, capacidade pulmonar, marcadores de inflamação no sangue e até cáries.

Descobriu-se que, de fato, as pessoas variavam amplamente em termos de envelhecimento biológico: a idade mais lenta ganhava apenas 0,4 "anos biológicos" para cada ano cronológico de idade; em contraste, o participante que envelhece mais rápido ganhou quase 2,5 anos biológicos para cada ano cronológico.

Aos 45 anos, aqueles com idade biológica que avança mais rapidamente já mostravam alguns indicadores de saúde normalmente associados à velhice. Em comparação com seus pares, eles se moviam mais lentamente, tinham uma força de preensão mais fraca e mais problemas de equilíbrio, visão e audição.
As diferenças na agudeza mental também eram claras. Em média, os que envelheciam mais rapidamente pontuaram mais baixo em testes de desempenho de memória e geralmente relataram mais esquecimento na vida diária. Enquanto isso, exames de ressonância magnética mostraram que eles normalmente tinham mais sinais de estreitamento do tecido cerebral.

Os autores explicam que envelhecer é um processo que dura a vida toda, e não começa repentinamente quando se chega aos 60 anos. Embora não esteja claro exatamente quando as pessoas começam a divergir em sua taxa de envelhecimento biológico, mas as novas descobertas sugerem que a divisão ocorre bem cedo na vida. Essas descobertas, disseram os autores do estudo, sugerem que precisamos ter uma visão diferente do envelhecimento.

Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-021-00044-4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *