Boas aulas de Educação Física melhoram capacidade intelectual de crianças e adolescentes

Comment

Esporte

Aulas aprimoradas de educação física na escola aumentam a capacidade intelectual e o desempenho acadêmico das crianças, especialmente em matemática, de acordo com uma análise da Universidade Pública de Navarra, na Espanha.

Os alunos de escolas nas quais as aulas de educação física eram ministradas por professores dedicados e incluíam atividades intelectualmente desafiadoras apresentaram evidências de melhora no desempenho cognitivo e acadêmico com base em notas e notas padronizadas em testes, entre outras medidas.

Os resultados são baseados na análise de dados de 19 estudos que coletivamente matricularam quase 8.700 crianças e adolescentes em 11 países. Os estudos incluídos avaliaram os efeitos da educação física no desempenho intelectual e acadêmico usando pontuações de testes padronizados e notas dos alunos.

Os dados do estudo revelaram que as intervenções focadas em melhorar a qualidade dos programas de educação física aumentaram a capacidade intelectual dos alunos, especialmente no nível da escola primária.

Atividades "cognitivamente desafiadoras", como dança ou artes marciais, ter aulas ministradas por um especialista em educação física e incluir atividades físicas de alta intensidade, esportes e jogos em equipe tiveram o maior impacto.

Aumentar o número ou a duração das aulas de educação física teve um efeito "marginal e insignificante" no desempenho acadêmico. Ainda assim, aumentar a duração das aulas de educação física não afetou negativamente o desempenho acadêmico.

Os pesquisadores explicam que a atividade física pode melhorar a cognição, modificando a integridade da substância branca e ativando regiões-chave do cérebro responsáveis ​​pelos processos cognitivos e ressaltam que os efeitos benéficos da atividade física regular sobre a cognição dos jovens são mais do que conhecidos.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2021-104112.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *