Beliscar comida ao longo do dia pode indicar problema psicológico

Comment

Comportamento Saúde da família

Talvez você nunca tenha ouvido falar na palavra grazing, mas com certeza sabe bem o que é: o hábito de beliscar comida de modo contínuo ao longo do dia, mesmo sem sentir fome. De acordo com um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), identificar esse comportamento é fundamental para ajudar a prevenir transtornos associados a problemas psicológicos e alimentares.

No estudo, foram analisadas 542 pessoas, a maioria dentro do peso considerado normal, e mais 281 pessoas com algum nível de obesidade. As autoras aplicaram uma versão adaptada do Repeat Questionary (Rep(eat)-Q), uma ferramenta que investiga a relação do grazing com o índice de massa corporal (IMC) e problemas psicológicos. Elas também aplicaram um questionário sociodemográfico e outro de avaliação de sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Os resultados mostraram que o grazing ocorre em duas principais vertentes: o grazing repetitivo, que ocorre de forma contínua, porém mais leve, menos prejudicial e menos associado à perda de controle; e o grazing compulsivo, mais associado à perda de controle e a sintomas psicológicos.

Entre as patologias que podem ser relacionadas ao grazing, a que se destacou foi o estresse, que foi mais associado à forma compulsiva e à perda do controle sobre o que se come.

As autoras enfatizam que o peso está diretamente relacionado a condições psicológicas e comportamentais, e, por isso, a identificação desse comportamento pode levar a intervenções mais direcionadas.

Fonte: Jornal da USP. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *