Notícias de saúde

Sinais de envelhecimento aumentam risco de doenças do coração

09 de novembro de 2012 (Bibliomed). Agumas marcas que surgem no corpo com o tempo podem ser vistas como sinais naturais do envelhecimento, quando na verdade elas são sinais de aumento do risco de doenças cardíacas.

Pesquisadores dinamarqueses descobriram que as pessoas tinham riscos 39% maiores de terem doenças cardíacas e chances 57% maiores de terem um ataque do coração se elas tinham pelo menos três destes quatro sinais: careca no topo da cabeça, linha de cabelo rescindida, uma ruga no lóbulo da orelha e depósitos nas pálpebras.

Assim, o estudo mostra que parecer mais velho para sua idade do que seria ideal através desses sinais é um marcador de má saúde cardiovascular.

O estudo incluiu 10.885 pessoas que estavam acima dos 40 anos. Ao longo do período de 35 anos do estudo, 3.401 participantes desenvolveram doença cardíaca e 1.708 tiveram um ataque do coração. Os cientistas avaliaram seis sinais físicos associados ao envelhecimento, mas descobriram que cabelo grisalho e rugas não pareciam estar associados ao risco de doenças cardíacas.

Os pesquisadores não sabem explicar a ligação entre os sinais e o risco de doenças do coração, mas o estudo valida a prática clínica comum de examinar o paciente observando se ele parece mais jovem ou mais velho do que sua idade.

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da American Heart Association.

Fonte: Live Science, 6 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários