Notícias de saúde

Doença obstrutiva pulmonar crônica pode estar acompanhada de outras condições

29 de outubro de 2012 (Bibliomed).  De acordo com uma nova pesquisa italiana, a doença obstrutiva pulmonar crônica (DOPC) em idosos não deve ser tratada separadamente, já que muitos pacientes sofrem de outras condições, exigindo que os médicos façam uma abordagem combinada.

Os pesquisadores selecionaram 60 pacientes com DOPC e com um histórico de tabagismo severo. Apenas 17% dos participantes não tinham outras morbidades significativas, sendo que quase metade tinha duas ou mais. Muito do fardo das comorbidades era cardiovascular – hipertensão e aterosclerose eram as mais comuns.

A pesquisa fornece mais informação para um conjunto crescente de evidências que mostram que a DOPC e doenças cardiovasculares estão ligadas. Porém, os pesquisadores alertam que é importante realizar estudos semelhantes com pessoas que fumam muito, mas que não têm a DOPC. NA presença de uma reação inflamatória sistêmica, é difícil observar interações potenciais sem a comparação com um grupo controle.

A associação entre a DOPC e outras doenças deve ser estudada porque as interações entre essas condições contribuem para outras questões, inclusive a mortalidade.

Os resultados encontrados levaram os pesquisadores da Universidade de Modena a concluírem que profissionais tratando pacientes de DOPC devem estar atentos a condições que podem não ter sido diagnosticadas anteriormente.

A pesquisa foi apresentada na reunião internacional da American College of Chest Physicians, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de outubro deste ano em Atlanta, Estados Unidos.

Fonte: CHEST 2012 – Meeting International (American College of Chest Physicians), 20 a 25 de outubro de 2012, Atlanta, Estados Unidos.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários