Notícias de saúde

Extrato de chá verde pode inibir crescimento de câncer de mama

22 de outubro de 2012 (Bibliomed). Segundo estudo realizado na Columbia University Medical School, nos Estados Unidos, um extrato de chá verde, consumido por via oral, pode inibir o crescimento, migração e invasão de células tumorais do câncer de mama.

Os pesquisadores explicam que a descoberta foi feita durante uma análise secundária de um estudo anterior que testou um placebo de chá verde em um grupo de 40 mulheres com câncer de mama hormônio-receptor negativo.

Na análise preliminar, as mulheres receberam de forma aleatória doses de 400mg, 600mg ou 800mg de extrato de chá verde ou um placebo, que deveria ser consumido duas vezes ao dia durante seis meses. Ao longo do estudo, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e de urina das participantes, no início, aos dois, quatro e seis meses.

As mulheres que receberam o extrato, quando comparadas às que consumiram o placebo, apresentaram redução significativa dos níveis de fator de crescimento de hepatócitos, que são importantes no desenvolvimento do câncer de mama, nos dois primeiros meses de uso. No entanto, os resultados encontrados nos meses seguintes não foram tão significativos.

Os pesquisadores ressaltam que ainda é cedo para definir se o chá verde pode ou não combater o câncer de mama, mas que esses indícios podem levar ao desenvolvimento de novas pesquisas.

Fonte: UPI, 18 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários