Notícias de saúde

Efeitos da cirurgia bariátrica para redução do uso de insulina em pacientes com diabetes avançado são temporários

15 de outubro de 2012 (Bibliomed). Muitas pesquisas mostram que a cirurgia bariátrica, conhecida como redução de estômago, é capaz de reverter o diabetes em boa parte dos pacientes. Contudo, novo estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revela que em pacientes em estágio avançado da doença, a cirurgia pode não ter tal efeito.

De acordo com o trabalho, a cirurgia bariátrica reduz os níveis de glicose no sangue e elimina, na maior parte dos casos, a necessidade de reposição de insulina em pacientes com diabetes grave, mas esse efeito é temporário.

Os pesquisadores acompanharam por cinco anos 18 pacientes que haviam se submetido à cirurgia bariátrica. Todos tinham diabetes, faziam reposição de insulina e tinham índice de massa corporal (IMC) menor do que 30. Apesar de não apresentarem o IMC considerado adequado para redução de estômago (maior que 30), esses pacientes foram operados, em caráter experimental, por apresentarem um quadro grave de diabetes.

Os participantes foram comparados com um grupo de indivíduos, também diabéticos, mas que não foram submetidos à cirurgia. Os dois grupos receberam as mesmas orientações sobre medicação, dieta e atividade física como forma de tratar a doença. No primeiro ano, os participantes operados apresentaram melhores resultados, recebendo 93% menos insulina, enquanto o grupo controle reduziu em 40% a necessidade receber de insulina.

Além disso, os pacientes submetidos à operação melhoraram seus quadros de resistência à insulina, enquanto o restante dos participantes não apresentou mudanças nesse sentido. Entretanto, depois de cinco anos, apenas um dos 18 participantes operados não precisava da reposição de insulina. De acordo com os pesquisadores, o efeito metabólico da cirurgia é parecido com o efeito provocado por um tratamento disciplinado com medicações, dietas e atividades físicas.

O estudo foi publicado no periódico Annals of Surgery.

Fonte: DiabeteNet, 3 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários