Notícias de saúde

Gatos e cachorros também podem ficar gripados

09 de outubro de 2012 (Bibliomed). Você sabia que o seu bichinho de estimação também pode ficar gripado? Gatos e cachorros também correm o risco de contraírem a doença e isso pode acontecer mais frequentemente do que se prensa.

A literatura médica mostra que os bichinhos podem pegar a gripe de seus donos. Em um estudo, pesquisadores colheram amostras de sangue de gatos e viram que 30% dos gatos no estado americano de Ohio tinham sido infectados com a gripe sazonal e 20% tinham sido infectados com a gripe H1N1 que havia causado a pandemia de 2009.

Desde 1970 se sabe que gatos podem ficar gripados e em 2002 foi descoberto que o mesmo pode acontecer com cães, mas é raro encontrar detalhamentos de casos.

Pesquisadores se preocupam ao ver que ocorre a transmissão entre humanos e animais, devido à saúde do bichinho e também à evolução do vírus. Um vírus da gripe que é capaz de se mover entre espécies tem o potencial de sofrer mudanças genéticas que poderiam fazer com que ele se tornasse mais perigoso.

“Todos os vírus podem mutar, mas o vírus da influenza causa preocupação especial”, explica a pesquisadora Christiane Loehr, da Oregon State University (EUA). Esse vírus é capaz de mudar grandes sequências do seu DNA com facilidade. “Em termos de hospedeiros e mutações, quem dirá que o gato não pode ser o novo porco? Nós gostaríamos de saber mais sobre isso’, completa.

Pessoas que ficam gripadas devem lidar com seus animais de estimação da mesma forma que lidariam com uma pessoa, devendo, por exemplo, minimizar seu contato com eles.

Fonte: Live Science, 5 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários