Notícias de saúde

O que você come melhora seu humor e sua disposição

08 de outubro de 2012 (Bibliomed). A sua alimentação pode te ajudar a melhorar seu humor. Pesquisadores estão analisando a relação que alimentos têm com os sentimentos, avaliando evidências de que mudanças na dieta afetam o metabolismo e a química cerebral. Essas questões podem interferir nos seus níveis de energia e no seu humor.

Os alimentos dão mais disposição ao fornecerem calorias ou a incentivarem o corpo a queimar calorias de uma forma mais eficiente. Certos alimentos tdão mais energia por conterem cafeína. O humor é afetado de forma benéfica por comidas que ajudam o corpo a manter níveis estáveis de açúcar no sangue. Conheça abaixo alguns alimentos que têm esses efeitos benéficos no organismo.

Carboidratos: os carboidratos podem ser vistos como inimigos de quem está tentando perder peso, mas eles são essenciais para a energia e o bom humor. Para colher os benefícios, sem perder o esforço da dieta, escolha alimentos integrais, que permitem que seu corpo absorva os grãos vagarosamente e mantenha o nível de açúcar no sangue estável.

Nozes e castanhas: ricas em proteína e magnésio, elas ajudam na conversão do açúcar em energia. Algumas delas, como a Castanha do Pará, contém ainda o selênio, que é um estimulante natural de humor.

Carnes magras: essas carnes são fontes de proteína, que possuem a tirosinase. Essa substância aumenta os níveis de dopamina e norepinefrina no cérebro, ajudando na concentração. Além disso, carnes possuem a vitamina B-12, que ajuda no alívio da depressão e da insônia.

Salmão: esse peixe é rico em ômega-3, que protege contra depressão e ainda beneficiam a saúde cardíaca.

Água: a hidratação ajuda o corpo a evitar o cansaço. Estudos mostram que desidratação pode deixar o metabolismo mais lento e tirar a energia do organismo. Para lidar com o problema, beba muita água ou bebidas que não possuam açúcar.

Fonte: WebMD, 28 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários