Notícias de saúde

Torne-se um corredor melhor em oito passos

28 de setembro de 2012 (Bibliomed). A corrida é uma modalidade interessante para quem está querendo perder peso ou se manter em forma e praticar uma atividade frequentemente. Ela traz diversos benefícios para o corpo e para a mente, exigindo poucos gastos e tempo.

Para quem está pensando em começar ou já é adepto, é interessante pensar em táticas para obter o máximo do exercício. Veja abaixo oito dicas que te ajudarão a melhorar o seu desempenho e se tornar um corredor melhor.

Começando – para quem está sedentário há muito tempo, começar a correr imediatamente pode ser frustrante e pouco produtivo. O ideal é começar aos poucos, primeiro exclusivamente com caminhadas e depois intercalando períodos de corrida. Com o passar do tempo e a melhora do preparo físico os períodos de corrida podem aumentar, diminuindo o tempo de caminhada, até que você consiga correr durante todo o percurso.

Peça ajuda para a bicicleta – o ciclismo é uma atividade de lazer que pode ajudar o corredor a se preparar. Ele fortalece os músculos da perna e melhora a capacidade do joelho de absorver impactos. Intercalar treinos de bicicleta com as corridas pode ser uma ótima opção.

Fique atento aos braços – o corredor deve estar atento a todo o seu corpo, e não apenas às pernas e pés. Os braços devem estar posicionados em um ângulo de 90º ao corpo, paralelos ao solo. A posição deles só deve ser mudada em subidas, para ajudar no equilíbrio.

O que vestir – a escolha do tênis é muito importante para a corrida. Os corredores devem estar atentos ao seu tipo de pisada e também ao conforto oferecido para o calçado. As mulheres devem procurar um top adequado ao seu corpo, oferecendo um bom suporte para a musculatura dos seios.

Proteção contra o sol – correr durante o dia expõe a pessoa aos raios ultravioletas do sol. Por isso é importante se proteger com o uso do protetor solar, boné, óculos escuros e outros produtos.

Alimentação e hidratação – o corpo precisa do combustível certo para funcionar bem. Corredores devem preferir frutas, legumes e verduras e alimentos ricos em carboidratos para conseguirem praticar a atividade. Além disso, a pessoa deve estar bem hidratada e ingerir água constantemente.

Musculação – a musculação pode ser um complemento interessante para os treinos de corrida. Ela proporciona a melhoria da força da musculatura e ajuda na prevenção de lesões.

Abdominais – exercícios abdominais ajudam o corredor a manter a postura correta durante a atividade. Se essa região estiver bem fortalecida, a pessoa ganhará eficiência, energia e menores riscos de lesões.

Fonte: Apoio Comunicação + Marketing, 25 de setembro de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários