Notícias de saúde

Cinema pode representar o câncer de forma irreal

21 de setembro de 2012 (Bibliomed).  A representação do câncer em filmes pode não ser realista. Pesquisadores italianos analisaram 75 filmes (feitos nos últimos 70 anos) em que um dos personagens principais tinha câncer.

Eles notaram que existe a tendência de que esses personagens sejam jovens e estejam sofrendo de tipos raros de câncer, como tumores cerebrais e linfomas. Em 63% dos filmes os personagens não resistiam à doença e morriam.

“A morte é, de alguma forma, útil para o resultado trama. Esse padrão é tão forte que ele está persistindo apesar de progressos reais nos tratamentos”, explica Luciano de Fiore, da Universidade Sapienza.

Os pesquisadores levaram em conta que alguns dos tratamentos retratados nos filmes são antigos e muito diferentes dos tratamentos disponíveis hoje em dia.

Dentre os personagens analisados, 40 eram mulheres, sendo que a maioria pertencia à classe alta ou média-alta. Apesar de o câncer de mama ter um impacto forte em pessoas do sexo feminino, ele foi pouco representado. Dentre os filmes, 21 não especificavam qual era o tipo de câncer manifestado.

A representação da doença nos filmes pode ser considerada pouco realista porque dados mostram que o risco de câncer aumenta com a idade, é mais comum em homens e entre pessoas de níveis sócio-econômicos mais baixos.

Porém, a representação de sintomas, exames e tratamentos se aproxima mais da realidade. Exames de diagnóstico foram mencionados em 65% dos filmes e os sintomas foram considerados em 72%. A quimioterapia foi o tratamento mais retratado, e médicos e enfermeiras foram representados em 77% dos filmes.

Para Luciano, o cinema é uma boa forma de conscientizar as pessoas quanto ao câncer, seu diagnóstico e os tratamentos disponíveis, mesmo os filmes não sejam extremamente realistas.

O estudo será apresentado no congresso da European Society for Medical Oncology.

Fonte: Live Science, 19 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários