Notícias de saúde

Estereótipos sexistas podem melhorar desempenho masculino

12 de setembro de 2012 (Bibliomed). Uma nova pesquisa aponta que mesmo quando estereótipos não podem ser baseados em fatores reais eles podem ainda assim influenciar desempenhos. Dizer a homens que eles são melhores do que mulheres para se orientar pode fazer com que eles tenham resultados melhores ao planejarem rotas.

A literatura mostra que homens são melhores no uso de geometria para se orientarem e que os gêneros são igualmente bons em encontrarem caminhos através do uso de pontos de referência. Porém, o reforço do estereótipo que afirma que homens são navegadores melhores fez com que eles tivessem desempenhos melhores nessas questões.

Cientistas da área já sabem há muito tempo que os estereótipos podem afetar a forma como as pessoas lidam com tarefas. O reforço de um estereótipo ruim pode causar pressão e prejudicar o desempenho do indivíduo. O contrário também acontece com o reforço positivo, quando alguém recebe a informação de que o seu gênero é especialmente bom em determinados pontos.

A pesquisadora Harriet Rosenthal desenvolveu um estudo sobre o tema e os resultados obtidos por ela mostraram que homens tiveram desempenhos melhores ao utilizarem apenas questões geométricas para se orientarem. Porém, quando os homens foram lembrados do estereótipo que determina que eles são navegadores melhores, seus desempenhos foram melhores também na tarefa que envolvia pontos de referência.

O exemplo da capacidade masculina de se orientar melhor do que mulheres é bom porque ele não leva em conta o endereço ou comandos dados. Assim, pesquisadores podem avaliar como o estereótipo afetou a navegação através de pontos de referência (que não mostra diferenças de gênero) e navegação geométrica (que apresenta diferenças).

A pesquisa foi publicada no periódico Sex Roles.

Fonte: Live Science, 10 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários