Notícias de saúde

Atletas que competem em equipes são menos afetados pela pressão dos jogos olímpicos

13 de agosto de 2012 (Bibliomed). Atletas olímpicos que competem em esportes individuais podem enfrentar maiores dificuldades psicológicas do que aqueles que competem em equipes.

Um dos motivos para essa diferença pode estar na pressão que essas pessoas enfrentam. Fazer parte de uma equipe pode trazer alívio, já que membros de um mesmo time dividem a pressão do desempenho atlético e incentivam os colegas a atingirem seus objetivos.

Quando o esporte é competido em equipe, a pressão não é vivenciada por apenas uma pessoa, se tornando um fardo coletivo. Dessa forma, lidar com uma das partes mais difíceis das Olimpíadas se torna mais fácil. Se a pressão do evento é dividida entre mais pessoas, o atleta tem mais facilidade para se concentrar e não dar tanta atenção à sua performance individual.

“Nesse estágio de desempenho de elite, (as técnicas do esporte) são habilidades motoras que são automáticas e que ocorrem sem muita atenção consciente. Mas esse tipo de palco mundial pode trazer essa atenção consciente de volta”, explica a pesquisadora Deb Feltz, da Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos.

As próprias necessidades do time incentivam os atletas, e o membro mais fraco da equipe é incentivado a fazer as melhores melhorias em sua performance. Kaitlyn Osborn, também da MSU, observou os tempos individuais dos atletas da equipe americana de natação. Sua análise mostrou que os membros com piores tempos foram os que evoluíram mais na última prova.

“Os (atletas) mais fracos têm desempenhos melhores do que se eles teriam em um evento individual. Eles não têm a melhor performance (dentre os membros do time), mas sua melhora é muito maior”, afirma Osborn.

As afirmações das pesquisadoras podem ajudar atletas e treinadores a encontrarem melhores formas de lidar com o estresse não apenas de jogos olímpicos, mas também de outras competições e do cotidiano esportivo também.

Fonte: Live Science, 9 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários