Notícias de saúde

Células-tronco ajudam na regeneração do tecido cardíaco

25 de julho de 2012 (Bibliomed). Cientistas do San Diego State University's Heart Institute, nos Estados Unidos, dizem que as células-tronco modificadas são capazes de regenerar células danificadas e envelhecidas do tecido cardíaco em pacientes idosos com insuficiência cardíaca.

O coordenador do estudo, Dr. Sadia Mohsin, diz que a descoberta da capacidade de rejuvenescimento do tecido cardíaco com células-tronco pode conduzir a novos tratamentos para pacientes que sofrem com problemas como a insuficiência cardíaca.

As células-tronco, também conhecidas como estaminais (células mestras do corpo humano que podem dividir-se para produzir cópias de si mesmas e muitos outros tipos de células), ajudaram na sinalização e estrutura das células do coração.

Os pesquisadores modificaram as células-tronco em laboratório com PIM-1 - uma proteína que promove a sobrevivência e crescimento das células. As células foram rejuvenescidas quando as células estaminais modificadas melhoram a atividade da telomerase da enzima, que se alonga comprimento dos telômeros.

Os telômeros são "caps" (espécie de tampa) nas extremidades dos cromossomos que facilitam a replicação da célula. O envelhecimento e a doença ocorrem quando os telômeros se quebram. De acordo com o Dr. Mohsin, a pesquisa não deixa dúvida de que as células-tronco podem ser usadas para combater o processo de envelhecimento das células cardíacas causadas pela degradação dos telômeros. A técnica de aumento do comprimento e da atividade dos telômeros aumentou a proliferação de células-tronco cardíacas, auxiliando na luta contra a insuficiência cardíaca, explica Dr. Mohsin.

O estudo foi apresentado no American Heart Association's Basic Cardiovascular Sciences Scientific Sessions, que ocorre de 23 a 26 de julho em New Orleans, nos Estados Unidos.

Fonte: UPI, 23 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários