Notícias de saúde

Atletas de finais de semana devem ter cuidado com seus joelhos

25 de julho de 2012 (Bibliomed). Não são apenas os atletas profissionais que precisam se preocupar com lesões de joelho. Os esportistas de finais de semana também devem fazer esforços para protegerem essa parte do corpo. Essa articulação é a maior que temos no nosso organismo e está mais exposta a diversos problemas, como contusões, fraturas e torções.

Pessoas que limitam a sua prática de exercícios aos finais de semana correm grandes riscos de causarem danos aos seus joelhos. É comum, por exemplo, que homens que jogam futebol e mulheres que correm nos sábados ou domingos enfrentem esse problema. “O problema é que geralmente essas pessoas não têm condicionamento físico, estão acima do peso e realizam os exercícios de forma inadequada”, explica o ortopedista do Vasco, Alexandre Campello.

Como o exagero na prática esportiva além da capacidade do corpo da pessoa é um grande causador de lesões e dores, é preciso ter cuidado na hora de criar uma rotina de exercícios. Não deve haver sobrecarga e é necessário que exista um período de descanso do corpo.

“Todas as atividades, individuais ou coletivas, como o futebol, voleibol ou basquete, requerem um preparo físico prévio que incluem: treinos aeróbicos, fortalecimento muscular e principalmente alongamentos. Os sedentários que desejam iniciar uma atividade devem fazer uma avaliação completa com cardiologistas, ortopedista, nutricionista e preparador físico, evitando assim, problemas nas articulações. Muito treino requer muito descanso”, completa o médico.

Fonte: DMC21, 20 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários