Notícias de saúde

Uso de dispositivos móveis pode oferecer riscos à saúde

23 de julho de 2012 (Bibliomed). Os dispositivos móveis, como os smartphones, tablets e celulares, estão se popularizando cada vez mais, fazendo com que as pessoas passem a depender dessas tecnologias. Porém, nem todos sabem dos riscos que esses objetos podem oferecer à saúde. O seu uso pode causar diversos problemas, como o estresse, dores nas costas e pescoço e favorecer também complicações na coluna causadas por má postura.

De acordo com uma pesquisa feita Chartered Society of Physiotherapy (associação dos fisioterapeutas no Reino Unido), a maior motivação para o uso desses eletrônicos é o trabalho, e a média de horas extras feitas através dos dispositivos móveis é de duas horas por dia.

Os pesquisadores recrutaram 2.010 funcionários de escritórios e concluíram que dois terços deles continuavam trabalhando durante o trajeto de volta para casa ou no caminho de ida ao trabalho. Dessa forma não havia horário de descanso, e os participantes passavam o tempo todo a serviço de seus empregos.

Os momentos extras passados trabalhando podem ser muito prejudiciais, mas de acordo com o fisoterapeuta Arllen Junqueira (do Hospital Daher) existem métodos simples que aliviam o estresse e as dores. “Um bom plano de exercícios, alongamentos, atividades respiratórias durante um período do trabalho é fundamental para o bem-estar físico e mental do trabalhador”. Quem usa esses dispositivos em casa também deve ter cuidado. As tarefas devem ser organizadas de forma que o trabalho seja realizado apenas durante o expediente, prevenindo o desgaste emocional e físico. “O ideal é cumprir as metas diárias em horários pré-estabelecidos. Se ocorrerem imprevistos no cumprimento das atividades, refaça o planejamento para o dia seguinte", completa Arllen.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Daher Lago Sul, 20 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários