Notícias de saúde

Para neuróticos, mais dinheiro significa menos felicidade

13 de junho de 2012 (Bibliomed). Neuróticos são incomodados por diversas coisas, e algo que é motivo de felicidade para muita gente pode se tornar fonte de ansiedade para essas pessoas – o aumento de salário.

Apesar de dinheiro não ser garantia de felicidade, o aumento de renda está associado a menores níveis de felicidade entre neuróticos que já recebiam bons salários. Já em neuróticos que não tem boa renda, aumentos de salário fazem com que eles se sintam mais felizes do que colegas saudáveis.

Um novo estudo sugere uma explicação para essa questão. O conflito pode surgir a partir das expectativas desenvolvidas por esses indivíduos.

“Quando (neuróticos) têm uma renda mais baixa, um aumento de salário os satisfaz porque eles vêem isso como uma conquista. Porém, se eles já têm uma renda alta, eles podem pensar que o aumento não foi tanto quanto eles esperavam. Então eles vêem isso como um fracasso parcial e isso diminui sua satisfação de vida”, explica o pesquisador Eugenio Proto, da Universidade de Warwick, na Inglaterra. “Assim, é razoável debater que pessoas com neuroticismo mais alto vivenciem maior sensibilidade a perdas ou incapacidade de atingirem suas expectativas”, completa.

Fonte: Live Science, 11 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários