Notícias de saúde

Não olhar para a agulha diminui a dor da aplicação

16 de maio de 2012 (Bibliomed). Ninguém gosta de tomar injeções. As agulhas são causas de dores e desconforto, mas pode existir uma forma de minimizar o incômodo causado por elas. De acordo com uma nova pesquisa desenvolvida na Alemanha, as agulhadas doem menos se o paciente não estiver assistindo o momento da picada.

“Ao longo das nossas vidas nós repetidamente vemos que as agulhas causam dor quando furam nossa pele, mas expectativas situacionais, como a informação dada pelo clínico antes da injeção, também influencia a forma como o ato de assistir à aplicação da agulha afeta a dor”, explica a pesquisadora Marion Höfle da Universidade Charité.

Os pesquisadores estudaram as reações de pacientes ao assistirem vídeos de uma agulha furando a pele de uma mão, um cotonete tocando uma mão ou apenas essa parte do corpo. Os participantes receberam estímulos elétricos dolorosos ou indolores em suas próprias mãos, e a tela exibindo os vídeos havia sido colocada acima da mão dos participantes, dando a impressão de que o membro observado era deles mesmos.

Uma análise dos depoimentos dos participantes mostrou que eles sentiram dores mais intensas e desagradáveis quando assistiam a imagens da agulha furando a pele. Esses resultados foram paralelos a maiores índices de atividade cerebral em partes involuntárias do sistema nervoso. Assim, os testes demonstram que experiências dolorosas anteriores com agulhas aumentam o incômodo da dor quando a pessoa observa agulhas furando a pele.

Os pesquisadores acreditam que o estudo pode ajudar na diminuição do desconforto da aplicação de agulhas em pacientes. “Clínicos podem ser aconselhados a darem informações que reduzem a expectativa da força da dor (que o paciente vai sentir) antes da injeção. Como a visão da picada da agulha leva a um aumento da percepção da dor assim como um aumento da atividade autônoma do sistema nervoso, nós estamos dando evidência empírica a favor do conselho comum de não olhar a agulha quando a pessoa for tomar uma injeção”, completa Höfle.

A pesquisa foi publicada no periódico PAIN.

Fonte: Live Science, 14 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários