Notícias de saúde

Sangue tipo A pode predispor a algumas infecções por rotavírus

17 de abril de 2012 (Bibliomed). O rotavírus é um patógeno intestinal que é a principal causa de desidratação grave e diarreia em lactentes em todo o mundo. Cerca de 500.000 pessoas no mundo morrem anualmente em decorrência da infecção.

Agora, pesquisa realizada no Baylor College of Medicine, publicada na Revista Nature, mostra que pessoas com tipo sanguíneo A podem estar mais predispostas para infecções de algumas cepas de rotavírus. Segundo pesquisa, algumas cepas do rotavírus encontram o caminho para as células do trato intestinal através do reconhecimento de antígenos associados com o tipo sanguíneo.

O Dr. BV Venkataram Prasad, autor da pesquisa, explica que uma estrutura fundamental de uma cepa do vírus conhecida como P[14] forneceu uma pista sobre como o rotavírus infecta as células humanas.

Em determinadas cepas de rotavírus que infectam animais, o vírus se liga às células através de um glicano (um de muitos açúcares ligados em conjunto para formar complexos de cadeia ramificada estruturas) e uma molécula de ácido siálico terminais.

O mesmo não foi percebido em cepas de vírus que infectam humanos, mas os cientistas não sabiam o porque isso acontecia. "Nós nos perguntávamos como este genótipo de rotavírus reconheceu um glicano celular", diz Prasad. "Com colegas da Emory (University School of Medicine), fizemos uma análise de conjunto glicano para ver quais glicanos interagiram com o topo do pico do vírus (chamada VP8). O único tipo de glicanos que interagiu com VP8 foi tipo A antígeno do grupo histo-sangue”, conta.

O cientista explica que o antígenodo grupo sanguíneo tipo A não tem ácido sialítico, o que o torna um receptor para o rotavírus. Prasad reforça que ainda são necessários estudos mais aprofundados e que envolvam um grande número de pessoas para determinação dessa descoberta, mas, segundo o pesquisador, ela ajuda a clarear os motivos das variações de grupos sanguíneos.

Fonte: EurekAlert!, 15 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários