Notícias de saúde

Sessões curtas e intensas de exercícios físicos são melhores para a saúde

03 de abril de 2012 (Bibliomed). Sessões intensas e curtas de atividades físicas podem ser melhores para a saúde do que exercícios moderados e de maior duração.

Exercícios vigorosos (como a corrida e pular corda) queimam duas vezes mais calorias por minuto do que exercícios moderados (caminhadas ou ciclismo de lazer).

De acordo com uma nova pesquisa, pessoas que praticam exercícios vigorosos reduzem o seu risco de desenvolverem síndrome metabólica em dois terços, quando comparadas com indivíduos que não praticam exercícios vigorosos. Essa afirmação foi verdadeira mesmo quando a quantidade de calorias gastas durante a atividade foi a mesma.

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco. Essa condição provoca o excesso de gordura abdominal, dificuldade no controle de açúcar no sangue, pressão alta e baixos níveis de bom colesterol. Ela traz também maiores riscos de doenças do coração, derrame e diabetes.

Assim, frente a esses resultados, os pesquisadores afirmam que a prática vigorosa de exercícios deveria ser encorajada como parte das políticas públicas de saúde, juntamente a outras diretrizes relacionadas à atividade esportiva.

A prática de atividades físicas é extremamente importante para a manutenção da saúde, mas todo exercício deve ser discutido com um médico e acompanhado por um profissional.

A pesquisa foi publicada no periódico International Journal of Epidemiology.

Fonte: Live Science, 30 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários