Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica melhora o tratamento do diabetes em obesos

29 de março de 2012 (Bibliomed). A cirurgia bariátrica tem obtido resultados mais satisfatórios do que as terapias tradicionais para o tratamento do diabetes em pacientes com o tipo 2 da doença. O estudo, divididas em duas pesquisas desenvolvidas pelo Heart and Diabetes Institute, na Austrália, e pelo King's College Hospital, no Reino Unido, foi publicada no New England Journal of Medicine e apresentada no American College of Cardiology (ACC) 2012, e mostrou que os resultados positivos independem da perda de peso.

Nas duas pesquisas, a crirugia bariátrica foi associada com uma melhora significativa do controle metabólico. Segundo o Dr. Paul Zimmet e o Dr. George Alberti, coordenadores das pesquisas, os estudos podem ter um grande impacto sobre os tratamentos do diabetes no futuro. “A cirurgia bariátrica não deveria ser considerada como última alternativa no caso de tratamento do diabetes em pacientes obesos, mas sim como o início”, dizem.

Entretanto, os especialistas lembram que é necessário cautela na indicação de pacientes para a cirurgia, uma vez que nem todos podem estar aptos para se submeter a essa. Os pequisadores afirmam que sao necessários mais estudos, já que os realizados por eles sao de curto prazo e com um número pequeno de pacientes.

Fonte: American College of Cardiology 2012, 24 a 27 de março em Chicago, EUA.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários