Notícias de saúde

Mulheres se sentem mais satisfeitas com homens que tentam entendê-las

07 de março de 2012 (Bibliomed). Homens frequentemente dizem que as mulheres são emocionalmente complicadas e difíceis de entender. De acordo com uma nova pesquisa desenvolvida sobre empatia na Universidade Harvard (EUA), para que as mulheres fiquem satisfeitas, seus parceiros precisam apenas demonstrar que tentam entendê-las, e não necessariamente terem sucesso nessa empreitada.

Já os homens querem apenas saber se a parceira está feliz ou querendo terminar. Saber que a amada está descontente diminui a sua felicidade dentro do relacionamento. Para as mulheres, sua felicidade dentro da relação não é afetada pela insatisfação do parceiro.

“Pode ser que para mulheres, ver que o seu parceiro está chateado reflete algum grau do investimento e envolvimento emocional do homem no relacionamento, até mesmo durante momentos difíceis”, explica a pesquisadora Shiri Cohen. Assim, mesmo que os sentimentos do homem não sejam bons, as mulheres ainda vêem isso de forma positiva. “Isso é consistente com o que se sabe sobre a insatisfação que as mulheres frequentemente sentem quando o parceiro se torna emocionalmente inacessível e distante em resposta a conflitos”, completa a pesquisadora.

A pesquisa aconselha que terapeutas que estejam trabalhando com casais ajudem abas as partes, mas especialmente os homens, a lerem as emoções positivas da parceira, aumentando assim a conexão empática. Também é importante que o casal esteja atento às emoções negativas um do outro, já que a compreensão da infelicidade do parceiro promove o reparo da conexão emocional entre o casal.

Fonte: Live Science 5 de março de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários