Notícias de saúde

Acupuntura ajuda a evitar o estresse

02 de janeiro de 2012 (Bibliomed).  Segundo estudo realizado na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, a acupuntura reduz significativamente os níveis de uma proteína ligada ao estresse crônico.

Geralmente, pessoas que se submetem a tratamentos com essa técnica milenar chinesa relatam uma sensação de bem estar. "Já se sabia há muito tempo que a acupuntura reduz o estresse, mas este é o primeiro estudo a mostrar uma prova molecular desse benefício," diz a Dra. Ladan Eshkevari, responsável pelo estudo.

A especialista fez experimento para medir o efeito da acupuntura sobre os níveis no sangue do neuropeptídio Y (NPY), um peptídio que é segregado pelo sistema nervoso simpático - tanto em animais, quanto em humanos.

O estresse surge em momentos de risco, onde a pessoa deve tomar uma decisão rapidamente. Nesses momentos, os níveis do neuropeptídio Y (NPY) tendem a se elevar, diminuindo à medida que a situação de perigo passa. Contudo, em alguns casos, seus níveis permanecem elevados, o que é chamado de estresse crônico, estado que pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.

Na pesquisa, o tratamento com acupuntura foi restrito a um único ponto, o Zusanli, ou ST 36, sobre o meridiano do estômago. Os níveis de NPY dos animais estressados que receberam a acupuntura permaneceram praticamente nos mesmos níveis do grupo de controle, que não foi submetido a nenhum estresse, enquanto o grupo de animais estressados não-tratados com acupuntura manteve elevados níveis da substância no sangue.

O mais interessante é que o efeito de redução se manteve por até quatro dias depois que a acupuntura foi suspensa, mesmo com os animais continuando a receber estímulos estressantes. "Nós ficamos surpresos com o que parece ser um efeito protetor da acupuntura contra o estresse," disse a pesquisadora.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a acupuntura é benéfica como terapia adjunta em mais de 50 doenças.

Fonte: Diário da Saúde, 30 de dezembro de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários