Notícias de saúde

Uso da pílula anticoncepcional pode influenciar felicidade sexual e conjugal

14 de outubro de 2011 (Bibliomed). O uso da pílula anticoncepcional pode influenciar a satisfação sexual e amorosa da mulher. Pesquisadores analisaram o início de relacionamentos amorosos de mulheres, comparando as que estavam tomando a pílula quando conheceram seus parceiros com as que não tinham essa mesma atitude. De acordo com a análise, mulheres que usavam a pílula ao começarem o relacionamento se sentiam menos satisfeitas em suas vidas sexuais, mas mais satisfeitas de uma forma geral com a relação.

“Esses resultados estão de acordo com o que nós e outros grupos estamos vendo nos laboratórios. Apesar de elas estarem menos sexualmente satisfeitas, elas estão mais satisfeitas com aspectos não sexuais dos seus relacionamentos, incluindo a provisão financeira do parceiro e apoio”, explica a pesquisadora Lisa DeBruine, da Universidade de Aberdeen, na Inglaterra.

Os pesquisadores entrevistaram cerca de 2000 mulheres do mundo inteiro. A média de idade das participantes foi de 37 anos e todas responderam a questionários sobre sua vida sexual e seus relacionamentos. Outros resultados encontrados pelo estudo mostram que casais que se conheceram enquanto a mulher estava usando a pílula ficavam juntos mais tempo (2 anos, em na média) e se a separação acontecia, tinha mais chances de ter sido iniciada pela mulher.

Para os pesquisadores, esse fenômeno pode ser explicado pelas doses de hormônios encontradas nas pílulas utilizadas para o controle da fertilidade feminina. “Os mecanismos biológicos estão quase certamente ligados aos hormônios”, afirma DeBruine. “Os hormônios influenciam nossos corpos e comportamentos de muitas formas, então nós ainda estamos pesquisando exatamente como os hormônios afetam o comportamento de acasalamento”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Fonte: Live Science 11 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários