Notícias de saúde

Pais são modelos de sexualidade para os filhos

17 de junho de 2011 (Bibliomed). Quem é modelo de sexualidade para o jovem? Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Montreal, os pais são apontados por 45% dos adolescentes como sendo os modelos que seguem quando o assunto é sexualidade.

Essa descoberta vai contra o estereótipo popularmente aceito até então: o de que os amigos são a principal fonte inspiradora para os jovens na hora de definir seu comportamento sexual. Os resultados da pesquisa mostram que 32% dos jovens olharam para os amigos e apenas 15% se inspiraram nas celebridades.

A pesquisa mostrou, também, que jovens de famílias onde a sexualidade é discutida abertamente têm maior consciência sobre os riscos e conseqüências das infecções sexualmente transmissíveis. “Uma boa comunicação dentro das famílias e, especialmente, em torno de questões de saúde sexual está associada a comportamentos mais responsáveis", diz Jean-Yves Frappier, um dos autores da pesquisa.

Contudo, 78% das mães que participaram da pesquisa acreditam que seus filhos se baseiam no comportamento sexual de seus amigos e que a falta de comunicação com os pais é prejudicial. "Os pais parecem subestimar o seu papel e o impacto que eles têm nas escolhas sexuais dos filhos", observou Frappier.

Os profissionais de saúde e os meios de comunicação têm um papel importante a desempenhar no reforço dos pais e reforçar a importância em aumentar a comunicação entre pais e filhos no que diz respeito às questões de saúde sexual", completa.

A pesquisa envolveu 1139 mães de adolescentes e 1171 jovens entre 14 e 17 anos de idade. O questionário abordou temas como fontes de informação sobre saúde sexual, a comunicação sobre saúde sexual, o funcionamento familiar e atividades sexuais. O estudo será apresentado no Canadian Paediatric Society's 88th Annual Conference, em 18 de junho.

Fonte: EurekAlert!, 16 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários