Notícias de saúde

Vacina contra melanoma tem bons resultados

08 de junho de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Rush University (EUA) fizeram testes clínicos para avaliar o uso de uma vacina contra o melanoma.

Para isso, eles selecionaram 185 pacientes que sofriam de melanoma metastático. Alguns receberam uma combinação de vacina peptídica (pequena porção de proteína presente na superfície de células de melanoma) e de um medicamento chamado Interleukin-2, usado para ativar o sistema imunológico. Outros receberam apenas uma dose dobrada de Interleukin-2.

Os resultados dos testes mostraram que 16% dos participantes dos estudos que receberam a combinação da vacina com o medicamento tiveram uma redução de 50% ou mais dos tumores, sendo que em pessoas que tomaram apenas o Interleukin-2 a redução dos tumores foi de 6%.

“Esta é a primeira vez que uma vacina mostrou benefícios no tratamento de pacientes com melanoma metastático. O teste é um exemplo precoce de sucesso com uma vacina contra câncer” afirma o pesquisador Dr. Howard Kaufman.

“Se nós pudermos usar o sistema de defesa do próprio corpo para atacar células de tumor, nós daremos um mecanismo para o corpo se livrar do câncer sem destruir tecido saudável”, completa.

A pesquisa foi publicada no New England Journal of Medicine.

Fonte: UPI 6 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários