Notícias de saúde

Videogame pode aumentar agressividade

02 de junho de 2011 (Bibliomed). Pessoas que jogam videogames violentos tendem a tornar menos sensíveis à violência e podem ficar mais agressivos, sugere estudo da Universidade de Missouri, previsto para ser publicado na Journal of Experimental Social Psychology.

Durante 25 minutos, 70 jovens jogaram videogame, sendo que para um grupo foram apresentados jogos violentos e para outro não. Após esse período, os pesquisadores mediram as respostas do cérebro dos participantes que viram uma serie de fotos neutras, como a de uma moto, e fotos violentas, como um homem segurando uma arma na boca de outro.

Para medir a agressividade, foi proposto um jogo competitivo com ruídos de explosões. Durante uma competição, observou-se que os participantes que haviam jogado videogames violentos como "Hitman", "Killzone" e "Grand Theft Auto", faziam ruídos de explosões mais altos para os seus adversários durante a tarefa competitiva - isto é, eles eram mais agressivos - que os participantes que jogaram um jogo não violento.

"De uma perspectiva psicológica, jogos de videogame são excelentes ferramentas de ensino, pois encoraja os jogadores para se engajar em certos tipos de comportamento", diz Bruce Bartholow, autor da pesquisa. "Infelizmente, em muitos jogos de vídeo populares, o comportamento é a violência”, completa.

Fonte: UPI, 31 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários