Notícias de saúde

Aumenta o uso dos narguilés entre jovens

29 de abril de 2011 (Bibliomed). Uma nova pesquisa americana mostra que o uso do narguilé tem aumentado entre jovens em diversos países do mundo. O narguilé é um tipo de cachimbo de água de origem oriental utilizado para o consumo de fumo.

A Dra. Elie Akl (da Universidade de Buffalo, EUA), realizou uma análise de 38 estudos que examinavam a prevalência do uso do narguilé em diversos grupos de idade, sexo e países (como o Líbano, Inglatrerra, Estônia, Austrália, Paquistão, Egito, Síria, etc). “Os questionários incluídos nessa revisão encontraram uma prevalência alarmante de fumo de narguilé entre estudantes do ensino médio e fundamental nos Estados Unidos.”, afirma Akl.

No Brasil, um estudo recente desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostra que 37% dos jovens do estado utilizam o cachimbo. No Líbano, de 5% a 6% das mulheres grávidas participam da mesma prática.

Apesar de o senso comum dizer que a água do narguilé purifica a fumaça liberada pelo fumo, a verdade é bem diferente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a fumaça liberada pelo narguilé possui substâncias tóxicas – como o arsênico o chumbo e o cromo - que podem causar doenças cardíacas e câncer.

O estudo foi publicado no Biomedical Health Central Public Health.

Fonte: UPI 27 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários