Notícias de saúde

Combinação de Drogas Ajuda Mulheres na Menopausa

Por Melissa Knopper

CHICAGO (Reuters Health) - Mais médicos estão se voltando para uma combinação de drogas e hormônios que ajudam as mulheres a controlar os sintomas da menopausa, prevenir a osteoporose e outros distúrbios, declarou uma ginecologista durante a conferência da Associação de Profissionais de Saúde Reprodutiva.

"Todas essas diferentes composições, que vão do estrogênio à adição de progesterona na soja e drogas estatinas podem ter um efeito contundente", disse Suzanne Trupin, da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.

O estrogênio e a progestina, uma forma sintética de progesterona estão incluídos na terapia tradicional de reposição hormonal. A soja contém componentes semelhantes ao estrogênio e as estatinas são poderosas drogas redutoras do colesterol.

Estudos recentes mostraram que o estrogênio combinado a drogas conhecidas como moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (Serm) ou bisfosfonatos podem combater a perda óssea depois da menopausa.

Os bisfosfonatos são drogas como o alendronato (Fosamax), que fortalece os ossos.

Os Serms, drogas semelhantes ao estrogênio incluem o raloxifeno (Evista), também podem diminuir os riscos de câncer no seio, disse Trupin.

Novos produtos disponíveis no mercado também vão ajudar as pacientes a lutar contra os efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal. Por exemplo, as mulheres que têm problemas com pequenos sangramentos vaginais podem tomar o medicamento que vem em uma embalagem semelhante ao das pílulas anticoncepcionais.

A droga ajuda a manter o sangramento em um momento específico do mês.

Para pacientes com problema de tolerência à progesterona, Trupin recomenda o uso de um adesivo hormonal. Segundo a ginecologista, o adesivo ajuda a manter a dose de progesterona no seu nível mínimo, cortando os efeitos colaterais.

Embora a recente avalanche de informações sobre os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal seja confusa, Trupin acha que os médicos podem ajudar as pacientes a descobrir se os tratamentos são indicados para elas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários