Notícias de saúde

Resistência a antibióticos dificulta tratamento de pneumonia

29 de abril de 2011 (Bibliomed). O uso excessivo de antibiótico em infecções simples está dificultando o tratamento de doenças mais graves, como a pneumonia. Isso acontece porque, quando expostas as esses medicamentos, as bactérias começam a criar resistência aos princípios ativos, e os antibióticos têm seu efeito reduzido.

Segundo o Ministério da Saúde, a pneumonia é a principal causa de internações no país. A resistência que as bactérias criaram está dificultando o tratamento dessa doença, que pode levar à morte.

Rosana Richtmann, médica infectologista Instituto Emílio Ribas e presidente da Associação Paulista de Infectologia, diz que "hoje, há bactérias dentro dos hospitais contra as quais não temos mais antibióticos para prescrever".

A médica afirma que esse exagero na prescrição de medicamentos é grande. De acordo com ela, nos Estados Unidos, de cada seis crianças que consultam um médico, uma sai com prescrição de antibióticos, sendo essas as mais afetadas pela prescrição exagerada.

Uma campanha de conscientização incentivando que os pacientes cobrem explicações dos médicos sempre que eles prescreverem um antibiótico está sendo elaborada e os especialistas esperam que, com essa atitude, a prescrição aconteça apenas quando estritamente necessária. “Muitas infecções são virais e não necessitam de antibiótico. Para evitar o mau uso dos medicamentos, é preciso que exista uma educação médica contínua e que as sociedades científicas estabeleçam tratamentos adequados para cada situação”, diz Richtmann.

Fonte: Prontuário de Notícias, 27 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários