Notícias de saúde

Trombose afeta homens e mulheres de todas as idades

01 de abril de 2011 (Bibliomed). A trombose é uma condição associada a longas viagens de avião, mas é importante que as pessoas saibam isso não é necessariamente verdade e que todos correm risco de desenvolvê-la, inclusive as crianças.

O radiologista Dr. Suresh Vendanthan, da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA), explica que somente nos Estados Unidos 600.000 pessoas são hospitalizadas com trombose a casa ano, e que a embolia pulmonar é responsável por 100.000 mortes anuais.

A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. O embolismo é uma complicação da doença, que ocorre quando há a obstrução de uma veia. O coágulo se desloca do vaso onde estava e se aloja no pulmão, onde bloqueia o suprimento de oxigênio e causa insuficiência cardíaca.

“A trombose venosa profunda – chamada às vezes de síndrome da classe econômica – não é apenas uma complicação que acontece uma única vez ao fazer um vôo longo. Ela afeta homens, mulheres e idosos – até mesmo as crianças – as pessoas viajando ou não”, afirma o Dr. Vendanthan.

Outros fatores que aumentam o risco de trombose são imobilidade prolongada, cirurgias ou ferimentos graves, o uso de hormônios ou pílulas anticoncepcionais e a gestação. Doenças como o câncer e a obesidade também aumentam as probabilidades da doença se manifestar.

Fonte: UPI 31 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários