Notícias de saúde

Gene pode estar relacionado ao suicídio

29 de março de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade John Hopkins identificaram uma região do cromossomo 2 que pode estar relacionada ao suicídio. Essa região contém, entre outros, o gene ACP1, e altas contagens dessa proteína foram encontradas em pessoas que haviam se suicidado. Acredita-se que a proteína ACP1 pode influenciar o indivíduo assim como o lítio – medicamento que controla o comportamento suicida.

Os pesquisadores recolheram amostras de DNA de 2.700 adultos com distúrbio bipolar. Desse grupo, 1.201 pessoas já tinham tentado se suicidar. Ao analisar as amostras, os cientistas descobriram que os participantes que tinham uma cópia de um variante genético na região do cromossomo 2 onde o ACP1 está localizado tinham 1.4 mais chances de ter tentado o suicídio, e aqueles que tinham duas cópias tinham o risco triplicado.

Nos Estados Unidos as estatísticas mostram que 47% das pessoas que sofrem de distúrbio bipolar pensam sobre o suicídio e 25% tentam se matar. Os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que o gene ACP1 pode estar diretamente relacionado ao ato. “Nós acreditamos a algum tempo que os genes têm um papel no que faz a diferença entre pensar em suicídio e realmente fazê-lo”, diz Virginia L. Willour.

A pesquisadora afirma que o próximo passo para o estudo é fazer mais experimentos para tentar determinar o funcionamento exato dos mecanismos biológicos e fatores genéticos que aumentam o risco de comportamento suicida. “O que é promissor é as implicações desse trabalho para aprendermos mais sobre a biologia do suicido as os medicamentos usados para tratar pacientes que podem estar correndo o risco. Não é todo mundo com distúrbio bipolar que pode tomar lítio, por causa dos efeitos colaterais. Se nós pudessemos dar a eles outra opção isso seria fantástico”, Willour completa.

Fonte: EurekAlert! 28 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários