Notícias de saúde

Sentir dor reduz sentimentos de culpa

11 de março de 2011 (Bibliomed). Muitas religiões associam o perdão a castigos físicos e sacrifícios. A idéia de que a dor pode purificar a alma é antiga, mas ela tem fundamentos?

O pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) fizeram um experimento em que pediram que os participantes escrevessem curtos ensaios sobre uma situação em que prejudicaram alguém. O objetivo era que essa lembrança fizesse eles se sentirem culpados. Um grupo controle escreveu sobre um evento comum em suas vidas.

Logo após, pessoas de ambos os grupos tiveram que colocar suas mãos em baldes de água gelada pelo máximo de tempo que conseguissem. O restante colocou suas mãos em baldes de água morna. Após o experimento os participantes falaram se sentiram dor ou não, e completaram um questionário sobre sentimentos de culpa.

Os cientistas esperavam ver através do experimento se as pessoas se submeteriam a mais dor por se sentirem culpadas após escrever o ensaio. Os resultados confirmaram essas expectativas. Quando comparados ao grupo controle, pessoas que escreveram sobre o mal que causaram a alguém deixaram suas mãos durante mais tempo na água e disseram sentir mais dor. Além disso, a dor reduziu os sentimentos de culpa dos voluntários, o que não aconteceu com os que colocaram as mãos em baldes de água morna.

A pesquisa afirma que os humanos colocam significados em sensações desagradáveis, apesar de verem a dor como algo físico. A redução do sentimento de culpa pode acontecer porque a dor esteve (e ainda está) associada à justiça e castigo. O experimento pode ter tido um efeito psicológico nos participantes, o que balanceou o sentimento de culpa e perdão.

O estudo foi publicado no periódico Psychological Science.

Fonte: Association for Psychological Science 8 de março

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários