Notícias de saúde

Estudo mostra relação entre obesidade e glaucoma

22 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Apesar de estar associado à maior pressão intra-ocular (PIO), a obesidade parecer ter efeito protetor sobre glaucoma de ângulo aberto (GPAA) em mulheres. É o que afirma estudo realizado por D. Wishal Ramdas, e que será publicado na edição de maio do Archives of Ophthalmology.

Segundo os pesquisadores, a ligação entre o peso e a proteção contra o glaucoma de ângulo aberto é realmente contraditória. “Nós pensamos que a relação do IMC com a pressão intra-ocular é um relacionamento falso-positivos causada pelo método utilizado para a medição da PIO ", diz Dr. Ramdas.
A PIO foi medida utilizando a tonometria de aplanação realizada por trás da lâmpada de fenda. Quando uma pessoa é obesa, é mais provável que o oftalmologista tenha que empurrar a mesa que sustenta o equipamento mais próximo ao peito do paciente, especialmente nas mulheres, o que pode aumentar a pressão intra-ocular.

Incluindo 3.939 pessoas com mais de 55 anos, o estudo detectou o GPAA em 2,7% dos pacientes, sendo que, entre as mulheres, houve associação significativa entre o aumento do IMC e pressão intra-ocular. No entanto, cada aumento de 1 unidade no IMC foi associado com uma redução de 7% de risco de desenvolver glaucoma de ângulo aberto. Essas associações não estavam presentes nos homens.

"A associação inversa do IMC com glaucoma foi de fato um pouco surpreendente. O fato de que só encontramos uma associação de mulheres dá lugar a outras perguntas. Uma delas poderia ser o envolvimento de hormônios femininos na fisiopatologia da OAG . Entretanto, resultados contraditórios têm sido relatados quanto à última, e, portanto, são necessárias mais pesquisas para esclarecer isso", afirma Ramdas.

Fonte: Arch Ophtalmol on line. 14 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários